2 de agosto de 2010

Histórico – CELV – Centro Espírita Curitiba

CELV - Centro Espírita Luz e Verdade

Recordamos o dia 30 de julho de 1948 quando, por mãos abnegadas, surge o Centro Espírita Beneficente “Luz e Verdade”.

Manuseando seu primeiro livro de atas, deparamos com o histórico de sua fundação, do qual permitimo-nos transcrever o seguinte:

“Incentivados pelos sublimes ideais que norteiam os espíritos de boa vontade, um modesto grupo surgiu, ensaiando os primeiros passos na concretização dos ideais cristãos. Irmanados pela fé, com a Divina inspiração do Altíssimo, as primeiras reuniões se tornaram possíveis e realizáveis. Assim, aqueles que humildemente solicitaram a Proteção Divina, viram pouco a pouco os êxitos iniciais se repetirem, concretizando de maneira toda auspiciosa a efetivação dos trabalhos de caridade”.

A primeira sede, em caráter provisório, situava na Rua André Rebouças, hoje Baltazar Carrasco dos Reis, 128 fundos, em um barracão cedido por um dos fundadores na cidade de Curitiba – PR.

Em 5 de setembro de 1948, com a doação de livros, foi criada a Biblioteca, permitindo aos sócios desta Casa acesso às obras doutrinárias.

Em 8 de maio de 1949 surge o Dispensário Homeopático, fornecendo tratamento homeopático através de receituário mediúnico aos interessados.

Em 5 de junho de 1949 é criada a Escola de Evangelização, hoje Departamento de Infância e Juventude (DIJ) possibilitando os primeiros conhecimentos da Doutrina Espírita, aos filhos dos frequentadores desta Casa.

Em 2 de julho de 1949 foi enviada correspondência à Federação Espírita do Paraná, solicitando sua filiação.

Em 31 de agosto de 1949 através da Lei Municipal nº 202, o Exmº, Sr. Prefeito Dr. Lineu Ferreira do Amaral, doou ao Centro um terreno situado na Rua Brasílio Itiberê onde, com um empréstimo concedido pela Federação Espírita do Paraná e mais donativo do Dr. Arthur Lins de Vasconcelos Lopes, construímos nossa sede própria. Em 1 de julho de 1951 mudamos para esta sede nova, continuando os labores propostos perante nossa consciência e materializados nos estatutos.

Em 24 de setembro de 1956 foi criado o Departamento de Assistência Cristã, atualmente Assistência e Promoção Social Espírita (APSE), objetivando reunir voluntárias para confecção de roupas novas, bem como, recebimento, triagem e doação de roupas e sapatos usados.

Em 1 de junho de 1972, realizou-se a primeira reunião com a juventude de nossa casa. Surge a Mocidade Espírita “Luz e Verdade”, com o objetivo de dar continuidade ao ensino da Doutrina e integrar o jovem nas atividades da Casa.

Em 1 de julho de 1973, através de permuta com o Albergue São João Batista, nossa sede foi transferida para onde estamos hoje na Rua Comendador Roseira, 9 Bairro Prado Velho na cidade de Curitiba.

Em 31 de outubro de 1987 foi criada a Livraria Luz do Caminho, permitindo aos frequentadores da Casa aquisição de livros doutrinários para estudos.

Em junho de 2004, com a doação do primeiro computador a Biblioteca e Videoteca são informatizadas, permitindo maior controle e agilidade no atendimento aos usuários destes serviços.

Em 30 de julho de 2005, foi entregue à comunidade espírita, mais uma benfeitoria. É inaugurado o novo auditório e um conjunto de cinco salas dando maior comodidade aos frequentadores e trabalhadores.

Em 2007 foi atualizado o Estatuto da casa e em 2008, idealizado o novo Regimento Interno.